sábado, 15 de junho de 2013

Histórias de uma contadora de histórias...





imagem da internet
Como se conta uma história...


     Me peguei pensando em como surgiu meu amor pelos livros e as lembranças me arrastaram para uma mãe que dividia seu tempo entre dar aulas de arte, cuidar da casa e das filhas, nesses momentos dedicados a infância ela sempre estava lendo e principalmente, nos estimulando a ler, ora minha irmã lia, ora eu lia, ora liamos quietinhas, ora liamos para as caçulinhas, afinal somos quatro irmãs e isso já era um grande publico para meu gosto por ler.
    Descobri que esses foram meus primeiros degraus para começar a gostar de escrever, e decidi dividir o que pude ir construindo com relação a leitura.

    Todo bom escritor, além de bom leitor deve ser um bom contador de histórias, a partir do momento que se consegue prender a atenção de uma plateia, principalmente se a plateia for de uma idade bem desafiante, entre os 2 e 4 anos,  se consegue carregar emoção e sentimento para palavras que ganham vida, a reprodução de figuras de linguagem entoadas com pressa ou lentidão,  tristeza ou alegria, aspereza e até reproduzindo os sons de onomatopeias, isso faz com que o ouvinte se prenda a narrativa e que sua mente viaje com mais facilidade na realidade do que é lido.

    Para se ter sucesso em uma boa narrativa de história, o ideal é que primeiro se identifique o público, não misture faixas etárias, se irá ler para crianças, leia para crianças , se irá ler para idosos, leia para idosos, se irá ler para amigos, leia para amigos de um grupo de idade semelhante, a presença por exemplo de uma criança desinteressada no conteúdo  e que certamente ficará falando e brincando irá dispersar a atenção dos adultos. O contrário tbém acontece, ter muitos adultos presentes na roda de leitura infantil, faz a criança sentir vontade de ir embora ou de querer ficar próximo do adulto referência dela, o que causa dispersão na concentração em torno da história que está sendo lida.
   

     Identificado o público e verificado que não haverá elementos de distração, reserve o livro, para crianças o ideal são livros bem ilustrados e com letras grandes para que se possa ler e mostrar as figuras ao mesmo tempo. Já para idosos recomendo livros de poesias ou então romances que sejam carregados de detalhes que façam referências a viagens, descrever através da leitura, locais que eles não puderam conhecer durante a vida ou que até mesmo  tenham conhecido e queiram relembrar, certamente fara com que eles se prendam a narrativa.  Para grupo de amigos os livros do gênero suspense, ou policial, sempre cai bem, nesse tipo de leitura é fundamental que o narrador seja desinibido, mostrar vergonha de ler para amigos é o primeiro marcador do fracasso da sua leitura, lembre-se a pessoa que se dispôs a ouvir, não está ali para lhe causar constrangimento e sim para apreciar um momento entre amigos, eu costumava ler para amigos quando nos reuníamos em sarau, principalmente na praia. Em saraus textos ou poemas de própria autoria sempre caem bem.
    Determinado o livro é hora de preparar o ambiente, o ouvinte deve-se sentir confortável e a disposição do grupo deve ser de forma que todos estejam dentro do campo de visão do leitor, para crianças o ideal é que se forme um semicírculo, e eles devem estar sentados em almofadinhas ou tapetes de leitura, como os textos infantis geralmente são curtos, eles dificilmente irão reclamar de dor posicional. Para o grupo intermediário uma sala com puffs ou alguns sofás dispostos de maneira a se formar um semicírculo em torno do leitor tbém é ideal. Já para idosos, deve-se avaliar as limitações físicas e distribuir a leitura em pequenos grupos de até no máximo três por vez.
    Uma boa dica que dou a vocês que querem tentar iniciar essa deliciosa ocupação é se inscrever em grupos de sarau, hoje em dia existêm grupos que realizam sarau virtual, você pode procurá-los nas redes sociais, é super gostoso ver seu texto ou poema comentado e elogiado.
    Já ler para crianças, existem bibliotecas publicas que aceitam voluntários para isso, ou se preferir, tente enviar um projeto escrito para secretarias de escolas de educção infantil, eu parrticulamente, adoro essa faixa etária, se conseguir uzar teatro de fantoches durante a narrativa, verá como eles viajam nas histórias enquanto suas emoções se refletem na pele, é muito bom.
    Para quem já é um contador de histórias e quiser deixar comentários trocando experiências e mais dicas, vou ficar super feliz e prometo absorver e executar cada uma delas com muito carinho.
    Para quem se sentiu motivado e irá tentar iniciar algum projeto. Boa sorte e cuidado para não ficar viciado em leitura...RS

Grande beijo a todos
Bianca Dias...


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários