terça-feira, 21 de maio de 2013

Terceira dica para novos escritores...



Olá!

    Minha terceira dica é bem pessoal, pois muitas pessoas com quem converso acreditam que não se deve fazer releitura do que se escreve.
    Eu em particular vivo o contrário, meu primeiro livro que está em fase de digitação foi relido diversas vezes, e mesmo agora enquanto digito faço alterações.
    O que percebi nos colegas que evitam a releitura é um certo medo de estender a história de maneira cansativa, sim isso pode acontecer e inclusive aconteceu comigo, fiz um trecho, reli e aumentei algumas descrições, fui adiante e quando voltei a reler percebi o cansaço na leitura e exclui algumas partes, no entanto pude aproveitar alguns dos encaixes que havia feito e estes deram um brilho e movimento aquela parte da trama, e se caso eu não tivesse relido a primeira vez eles não seriam criados.

                                                                 imagem do google
" Faça não só uma releitura mas quantas achar necessário"

    Idéias sempre são bem vindas, se passado um tempo não te servirem mais, você as guarda para um projeto novo.
   Digitar você mesmo sua obra, parece desnecessário mas é simplesmente um carinho que está dedicando a sua história e aproveitando para mais uma lida, aquela pincelada final nas letras.
    Para aqueles que preferem escrever diretamente na forma digital fica um conselho na hora da releitura:
   _ O cansaço da leitura pode ser unicamente da fotosensibilidade que a tela causa na visão, não fique angustiado achando que o conteudo leva o leitor ao tédio. Aconselho a fazer uma versão impressa para reler e fazer correções e acrescentar volume a lápis mesmo, ou procurar tecnologias de tela sem reflexo como a do kindle fire (não disponivel ainda no Brasil, exceto pela versão leitor digital).

                                                                   imagem do google

    Espero que essa dica ajude, não esquecendo que enriquecer a história durante a releitura é dar brilho e não encher o texto de palha. Então dispense detalhar diversas vezes roupas dos personagens, como está o cabelo, a cor das unhas da mocinha, o jeito que arrumou os itens em um determinado local, se isso não servir para intensificar o sentimento que quer causar no seu leitor durante aquele trecho.
    Boa escrita a todos...
                                                                                                          Bianca Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários