terça-feira, 11 de junho de 2013

Para sempre Lobato




                                                                    imagem da internet

    Encontrei na casa da minha mãe hoje este exemplar de uma das maiores obras de Monteiro Lobato, é um livro com poucas imagens e textos curtos, diferente das ilustrações que temos atualmente nas literaturas infantis, carregadas de imagens que constroem sugestivamente o conto na cabeça dos pequeninos, mesmo assim arrisquei em contar a história do anginho de asa quebrada para o meu filho de 4 anos.
    Prova da genialidade com que brincava Monteiro com a imaginação das crianças foi a atenção que o João Danyel deu a minha leitura.

_ Árvore -dizia- é uma pessoa que não fala; que vive sempre de pé no mesmo ponto; que em vez de braços tem galhos;que em vez de unhas tem folhas; que em vez de andar falando da vida alheia e se implicando com a gente ( como os tais Astrônomos ), dão flores e frutas. Umas dão pitangas vermelhas; outras dão laranjas doces ou azedas_e é destas que tia Nastácia faz doces; outras como aquela enorme ali dão umas bolinhas pretas chamadas jabuticabas. Vamos repita: ja-bu-ti-ca-ba ...


Emília ria-se, ria-se...



    E o meu pequeno João Danyel também repetiu ja-bu-ti-ca-ba.
    Monteiro Lobato, grande gênio, nem precisava de desenhos para carregar seus leitores ou ouvintes para dentro das histórias.


Bianca Dias    
10/05/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários