quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Projetos de leitura e escrita.

Oi pessoal!
Passei o dia inventando histórias com meu filho...
imagem da internet/ escreverlerviver

    Hoje recebi da escolinha do João Danyel, meu filho de cinco anos, um projeto bem interessante. Um mini livro com o início de uma historinha que ele começou a escrever junto com a professora na escola. O projeto pede para que nós pais terminemos junto com ele a história.
    Gostei dessa proposta, eu e o João nos divertimos muito, ele foi dando asas a sua imaginação e contando o resto da história, eu ia inserindo sugestões para que a historinha também tivesse um pouco de conteudo educativo. No fim, fui ditando as letrinhas para ele mesmo escrever a mão no livrinho e o resultado é que faltaram páginas pra tanta criatividade.
     O que mais me emocionou nesse trabalho escolar de mãe e filho foi a frase final que escutei.
_ Mãe! Agora sou escritor igual você. 
Owwwnnn! É para derreter o coração de qualquer mãe.
Parabéns a Escola pelo projeto, incentivar a imaginação deles a produzirem histórias, é uma vitória para a literatura, que certamente terá no futuro belos contistas.
     Aproveitem essa idéia e mergulhem com seus filhos na invenção de alguma historinha...
    Vou deixar o inicio de uma aqui no blog e quem quiser pode terminar ela e escrever o resultado nos comentários. Lembrem-se, que para crianças, bicho pode falar, árvore pode andar, peixe pode voar e tudo o mais que eles quiserem, então meu conselho para se criar uma história incrível, é, voltem a ser crianças.
    Minha historinha com o João Danyel foi sobre o saci, lembramos até das musiquinhas do moleque levado nas histórias da vovó enquanto escreviamos uma aventura novinha para ele.

Sugestão de inicio de história... Boa brincadeira de escrever...
Havia naquela tarde uma brisa forte, que hora virava vento e depois teimava em ser ventania. O sol batia na janela como se tivesse  mãos, a me convidar para enfeitar o céu. Isso mesmo, ele sorria para mim e seu sorriso me pedia uma única alegria.
_Venha Paulinho! Venha empinar pipa.
Terminei minha lição de casa e desci rápido para a garagem. Lá estava meu pai a cantarolar, músicas que não conheço, mas que gosto de ouvir. Ele ia de um lado a outro do quintal, parecendo estar procurando algo importante.


    Pronto! Agora esta história é sua.
    Termine, de um título e se quiser pode ilustrar.Vamos ver nossa imaginação girar...
    E história é assim mesmo, entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte...RS
Grande beijo
Bianca Dias.
Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários