quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sentimentos do Escritor /parte um...

    Olá a todos!
"Haverá dias, em que o mesmo frio que congela o corpo, a  mesmice que congela a alma e a hipocrisia que congela o mundo, serão afins do vazio que desencanta e congela a minha fala."            Bianca Dias
 imagem da internet
 
     Escritores também sentem, vão além do simples causar emoções, são em si o sentimento preso ou solto, atormentado e insano, rebelde ou contido, procurando um sinal de luz em alguma abertura por onde possam passar e ganhar liberdade.
    Há dias em que essa brecha incandescente de luz não aparece deixando os sentimentos do Escritor, preso e sufocado no mais gélido breu mental.
    Nesses dias palavras não passam de sílabas, textos não passam de linhas e livros são apenas capas.
    Entre papéis amassados e o amanhã, vão se emaranhando fios de puro sentimento.
    E no lixo de hoje, vai estar a luz que abrirá a brecha para a extasiante fuga do outro dia.   
                                                                                                     imagem da internet

Até amanhã...
Bianca Dias

     
     










 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Concretização de Sonhos

     O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustados.
    Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos.
    Se ficamos assim,nem vamos em busca dos nossos sonhos,nem recuperamos o bom humor!
    Este estado de confusão,propício ao crescimento da ira,é muito perigoso.
    Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja pertubada.
   Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento,ou já o tenhamos experimentado,não há
   razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.
Dalai Lama...
 
                                                                                                                              imagem do google







terça-feira, 28 de maio de 2013

Lembrete importante para quem está começando a escrever um livro

    Oi pessoal!

    Ontem a noite estava construindo um buraco que ainda me incomodava no meu livro e percebi que precisava mencionar mais um detalhe importante para quem está começando a escrever  assim como eu. Lembrando, que estou apenas repartindo experiências que fui vivenciando e que foram dando certo para mim, pode ser que alguns escritores tenham seguido outros caminhos para a construção de seus livros, afinal cada um tem uma didática diferente, mas conselhos são bons, pois podem ser adaptados para nos favorecer a nossa maneira, eu certamente segui vários e adaptei alguns. Mas de fato o que preciso dizer hoje é:
_ Tenha sempre um ou dois corretores ajudando a vigiar seu texto, não precisa ser um profissional, deixe esse gasto para a hora da publicação, o que sugiro é que tenha algum amigo ou como no meu caso irmãs que dominem um pouco o mundo da sua história, quero dizer com isso, que não é interessante dar uma ficção para quem gosta de leitura criminalista por exemplo, pois com certeza essa pessoa vai demonstrar desinteresse e desestimular você, com palpites desnecessários, entretanto, arrumando um apreciador do gênero que estiver construindo e que ainda domine um pouco da gramática para te fazer observações pertinentes, você está com um passo de elefante a frente.
                                             imagem do google

     Concluindo, deixe que eles mergulhem na sua história e através das reações que forem surgindo você já terá uma prévia do quanto sua história irá prender o leitor, uma de minhas irmãs, ao ler as primeiras trinta páginas do meu livro foi taxativa.
_Não me pessa para ler mais nada até estar terminado! Agora vou ter que ficar curiosa até você escrever mais.
    Isso foi ótimo para o meu ego, já que se trata da minha irmã mais exigente, só foi uma pena porque era a que me dava os melhores conselhos de concordância, mas ela está no topo da lista da pré leitura antes de ir a um corretor profissional. A caçula é minha leitora de todas as linhas, o que também é otimo, porque ela devora livros e livros desse gênero que estou escrevendo.
    Arrumem um parceiro entusiasmado para acompanhá-los e dizerem se estão indo pela semente da curiosidade certa.
    Vale muito a pena...

Grande beijo a todos
Bianca Dias  
     
 

domingo, 26 de maio de 2013

Chegamos a quinta dica para quem gosta e quer escrever um livro!

 Pronto!
  Encheu sua bagagem de conhecimento, leu, estudou, pesquisou e agora é só juntar tudo isso a vontade de escrever, ativar sua inspiração e derramar nas folhas de papel que surgirem em branco tudo que lhe parecer uma centelha de idéia, minha primeira página foi em papel pardo, daqueles que protegem formulários em blocos, não percam a oportunidade de escrever num momento de inspiração, mas é claro depois organize-se, um bom conselho que deve ser usado para quem se sentir confortavél com ele é :
_ Tenha agendas que definam e classifiquem suas idéias separadamente, isso irá ajudá-lo a buscar esses pensamentos no futuro. 

 Esses organizadores do dia a dia, salvaram minha explosão de textos, não sei se acontece com todo novo escritor, mas antes mesmo de terminar meu primeiro livro já tive o gancho para quatro volumes que irão compor a série, no começo ia escrevendo em qualquer caderno e depois sofria para achá-los. Fora isso as idéias de outros livros de gêneros diferentes que foram surgindo, e uma boa idéia sempre deve ir para o papel, mesmo que ela só ganhe corpo muito adiante, seu traço deve ser deixado escrito, tenho vários títulos descritos , dois romances,  um livro de contos infantis e outros tres titulos de ficção todos à espera da sua vez de ganhar vida atraves do preenchimento da idéia com letras, frases e textos.
    Minha dica de hoje para se começar a escrever um bom livro então é:
_ Use essa bagagem que adquiriu atraves da leitura e de pesquisas e crie uma mania de escrever, escreva sem parar tudo o que lhe vier a mente e depois sem pressa organize tudo, filtre as idéias boas e vá guardando tudo com carinho e dedique-se a um projeto por vez. As outras idéias que serão escritas e arquivadas vão saber esperar seu momento para surgir com força total de sua caixinha pensante na hora certa, não se preocupe...

    Agora sim!
    Escreva, escreva como um louco, solte esse medo tolo e escreva primeiro um pouco, depois crie um rolo extenso de histórias e se veja através do que escreveu, pode olhar nas entrelinhas, que com certeza você irá se encontrar e vai adorar a sensação de ser um escritor...
   
   vamos lá, comece a escrever agora...
   Grande beijo
   Bianca Dias
imagens retiradas do google.

sábado, 25 de maio de 2013

Quarta dica para novos escritores...

Olá!

    Estava pensando em publicar a quarta dica, quando parei para começar a ler um livro, isso foi bom porque mudei o assunto que ia postar.
    Li certa vez uma matéria, que falava sobre escrever um bom livro, eles defendiam que as cinco primeiras páginas definem se o leitor irá continuar ou não a leitura. 
    Na minha recente leitura tive a certeza de que esse número pode ser reduzido para três, pois na terceira página já tive vontade de parar. 
                                                                imagem do google

    Minha quarta dica então é conquiste seu leitor nas três primeiras páginas, tenha um roteiro inicial com alguma ação, ou algo sobrenatural,  um desafio lançado, um sentimento rompido, isso vai depender do gênero que está escrevendo, mas a dica de sucesso para prender seu leitor é cative-o com algo que o faça ler o resto do livro já nas primeiras páginas. Descrever personagens, lugares, rotina de vida por mais que tres páginas cansa o leitor, na verdade eu sempre vou adiante, porque aprendo com a pressa dos outros, sim, não deixo de acreditar que livros assim, acabam sendo publicados sem um retoque, correção e releitura, talvez por não se dar o tempo do amadurecimento da história criada.
                                                                     imagem do google 

    Então não vamos perder idéias no papel que causem sono ou tédio nos leitores, pesquisem histórias do gênero que estão escrevendo, estudem dicas de escritores tarimbados, o conhecimento leva ao sucesso reconhecido e não a pressa, que nos leva ao amadorismo criticado e com certa razão , pois pegar um livro com uma história perdida nas primeiras páginas e cheio de erros de digitação e concordância verbal é muito triste.
    Página a página surpreenda seu leitor, o impulsione para dentro da história nas três primeiras páginas e o faça voar nas linhas e entrelinhas até o ápice de sua narrativa e o doce ou trágico encerramento.
    A ilustração das capas pode vender essa primeira obra, mas não queira vender um livro, queira vender o Escritor...
  
ÓTIMAS IDÉIAS A TODOS...
Bianca Dias
 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Terceira dica para novos escritores...



Olá!

    Minha terceira dica é bem pessoal, pois muitas pessoas com quem converso acreditam que não se deve fazer releitura do que se escreve.
    Eu em particular vivo o contrário, meu primeiro livro que está em fase de digitação foi relido diversas vezes, e mesmo agora enquanto digito faço alterações.
    O que percebi nos colegas que evitam a releitura é um certo medo de estender a história de maneira cansativa, sim isso pode acontecer e inclusive aconteceu comigo, fiz um trecho, reli e aumentei algumas descrições, fui adiante e quando voltei a reler percebi o cansaço na leitura e exclui algumas partes, no entanto pude aproveitar alguns dos encaixes que havia feito e estes deram um brilho e movimento aquela parte da trama, e se caso eu não tivesse relido a primeira vez eles não seriam criados.

                                                                 imagem do google
" Faça não só uma releitura mas quantas achar necessário"

    Idéias sempre são bem vindas, se passado um tempo não te servirem mais, você as guarda para um projeto novo.
   Digitar você mesmo sua obra, parece desnecessário mas é simplesmente um carinho que está dedicando a sua história e aproveitando para mais uma lida, aquela pincelada final nas letras.
    Para aqueles que preferem escrever diretamente na forma digital fica um conselho na hora da releitura:
   _ O cansaço da leitura pode ser unicamente da fotosensibilidade que a tela causa na visão, não fique angustiado achando que o conteudo leva o leitor ao tédio. Aconselho a fazer uma versão impressa para reler e fazer correções e acrescentar volume a lápis mesmo, ou procurar tecnologias de tela sem reflexo como a do kindle fire (não disponivel ainda no Brasil, exceto pela versão leitor digital).

                                                                   imagem do google

    Espero que essa dica ajude, não esquecendo que enriquecer a história durante a releitura é dar brilho e não encher o texto de palha. Então dispense detalhar diversas vezes roupas dos personagens, como está o cabelo, a cor das unhas da mocinha, o jeito que arrumou os itens em um determinado local, se isso não servir para intensificar o sentimento que quer causar no seu leitor durante aquele trecho.
    Boa escrita a todos...
                                                                                                          Bianca Dias

segunda-feira, 20 de maio de 2013

TESOURO DA INFÂNCIA


    Olha o que encontrei na casa da minha mãe, uma das versões mais lindas que a minha memória possui sobre contos de fadas.
   Não vou resistir e vou escrever, apesar do tamanho , umas das histórias que eu mais gostava de ler. 
    Quem quiser conferir acesse a página leitores pequeninos no topo do blog. Estou indo escrever agora.

Beijos Bianca Dias...   

Projetos de leitura

     Olá pessoal!
    
    Estava dando uma passeada pela net hoje e esbarrei sem querer neste texto Estimulando a leitura  .
    Vale a pena dar uma olhada em cada item, principalmente para quem tem filhos, a inclusão da leitura na infância como um ato prazeroso transforma cada pequeno individuo em um futuro leitor apetitoso por conhecimento e capaz de gerar seu complexo mundo imaginário de maneira sadia.
                                                                                                 imagem do google

 Grande beijo ...Bianca dias...

sábado, 18 de maio de 2013

Segunda dica para quem quer escrever um livro...

imagem do google
    Segunda dica importantíssima para quem quer ser um novo escritor é ler, ler muito, se entregar a títulos e títulos e ao caminhar por cada leitura identificar seu estilo e como o autor foi costurando a trama da história, no inicio achei que ler enquanto escrevia iria me influênciar, mas como não consigo ficar muito tempo longe de uma boa leitura, me rendi e acabei percebendo que ao contrário de atrapalhar, ajuda e muito, pois podemos identificar também certos aspectos que distanciam o leitor nas outras obras, e que podemos evitar na hora de construir a nossa.                                                                                                                                                                                                                                                                                           imagem do google
     Aproveite para não esquecer de sempre anotar tudo que acha interessante de positivo e negativo, que possa ser aproveitado e que precisa ser evitado.
    Bom inicio a todos e uma boa sorte...

                                                                              Bianca Dias                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
  

É bom saber...

    Os impulsos de energia e informação que criam nossas experiências refletem-se em nossas atitudes diante da vida, e nossas atitudes são o resultado e a expressão dos impulsos de energia 
e informação que nós mesmos geramos. Deepak Chopra.
imagem do google

Busque infinitamente o conhecimento...Bianca Dias
 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PRIMEIRA DICA PARA COMEÇAR A ESCREVER UM LIVRO

  Olá pessoal


imagem da internet / inspiração
                                                                  


    O principal é escutar aquele clic, que soa na mente, dizendo agora você vai escrever sobre...
    Exatamente!
    Muitas pessoas sentem vontade de escrever, no entanto não estão prontas, por falta de detectar em seu interior o que promove inspiração...
    As vezes uma situação incomum na rotina do dia a dia, pode nos fazer correr para a mente atras de soluções, ao vasculhar nossa caixinha de idéias estamos mechendo as engrenagens da inspiração e nesse momento podemos detectar o que a nutre.
    Decidi escrever meu primeiro livro de ficção fantasia, pois me conectei a minha fonte, eram sonhos que narravam histórias das quais eu só lembrava pequenas partes ao acordar, mas que estavam registradas no meu subconsciente a espera do meu clic para ir para o papel.
    A partir do momento que reconheci essa fonte, a história foi jorrando sem parar, escrevi as primeiras 14 paginas em apenas duas horas.
    Ao ativar a conecção com minha caixa de idéias e sabendo aonde procurar inspiração, foram saindo algumas poesias, umas histórias infantis que eu contava inventando para meus filhos na hora de dormir, e um romance que ja esta com a ideia no papel, esperando que eu lhe de volume e corpo.
   



  Essa é minha primeira dica para quem quer começar a escrever, entrar  na sua mente e achar uma fonte de inspiração...


Boa Sorte
Bianca Dias

segunda-feira, 6 de maio de 2013

FELICIDADE

                                                                imagem da internet



   Uma grande questão sublinha a nossa experiência, quer a examinemos conscientemente ou não: qual é o propósito da vida? Desde o seu nascimento, todo ser humano almeja a felicidade e foge do sofrimento. Não existem condições sociais, niveis de educação ou ideologias que alterem esse fato. Do fundo de nosso ser, simplesmente desejamos ter contentamento. Portanto, é importante descobrir o que nos pode trazer o mais alto grau de felicidade.

texto extraido do livro "O caminho da tranquilidade".

Bianca Dias

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tempo

                                                                  imagem do google

Ah! Tempo, tempo
Porque és amigo tão fiel do vento
Suplico para que se una a brisa
E seja lento
Mas sua angustia de brincar ligeiro
Te faz sempre encontrar ventanias
Que me arrastam ao desespero
Vai embora antes do que desejo
Se não escuta minha voz
Ouça meu coração 
Cujo unico anseio
É um pouco mais contigo estar
E enfim num longo suspirar
Tudo o que é belo 
Poder com serenidade  apreciar. 

Bianca Dias